Sobre São José dos Pinhais

Cidade de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, situado na Grande Curitiba. Localiza-se a 25º32'05" de latitude sul e a 49º12'23" de longitude oeste.
A criação do município de São José dos Pinhais se deu através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852, na qual definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais, sendo que o estabelecimento político, com a instalação da Câmara dos Vereadores ocorreu em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila finalmente foi elevada à categoria de cidade.

São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesorregião e a população vem aumentando muito em pouco tempo: em 2000 eram aproximadamente 196 mil habitantes; em 2010 o número é superior a 263 mil habitantes. São José dos Pinhais é o município com a quinta maior área da Região Metropolitana de Curitiba.

É o terceiro pólo automotivo do País, abrigando montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. É, também, sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado brasileiro do Paraná.

Economia

São José dos Pinhais possui uma economia em franco desenvolvimento, notadamente devido à presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes fábricas de auto-peças, que vieram juntamente com a instalação de multinacionais como Audi e Renault, bem como suas fornecedoras. A cidade também é sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e a empresa de alimentos Nutrimental.

O comércio de São José dos Pinhais é autônomo em relação à capital, distante do centro da cidade apenas 10 km, com grandes supermercados e enorme variedade de lojas, que concentra-se especialmente nas mediações da rua XV de Novembro, desde a ampla Praça da Matriz até encontrar-se com a BR376;
Possui dois terminais de ônibus: o "Central", no início da Rua XV, e outro "Afonso Pena", na Avenida Rui Barbosa, principal artéria de ligação entre as duas grandes rodovias (BR-376 e BR-277) que dividem o município em 3 regiões.

Possui ainda diversas instituições de ensino, notadamente a PUC - Campus 2, a Usina do Conhecimento - que é uma Biblioteca-piloto, e destaca-se na cultura paranaense pelas suas marionetes e mamulengos gigantes. O museu municipal guarda relíquias da colonização e diversas peças curiosas. Um grande problema da cidade que persiste a mais de 30 anos, é a falta de pavimentação asfáltica na região rural da cidade (Cachoeira, Agaraú, a Colônia Murici entre outras), que apesar de contribuirem para a economia da cidade grandemente, sempre foram negligenciados pela prefeitura que sempre prometeu, mas nunca cumpriu, também é notável o abandono nas áreas de saúde e educação nessas áreas.

Turismo

São José dos Pinhais tem algumas áreas de lazer, sendo que a maioria pertence à prefeitura. As principais áreas de lazer são as praças e parques infantis.

Praça Verbo Divino
É a maior praça da cidade de São José dos Pinhais, nunca está fechada e a entrada é gratuita. A praça contém um pista de bicicleta, quadra de futebol de areia, parques infantis simples(balanço, gangorra e escorregador), academia ao ar livre para a 3ª idade, e locais para caminhar. Nos feriados, a praça contém mais brinquedos infantis; várias barracas que vendem objetos comuns, comidas e objetos mais raros de encontrar.Às Terças-feira tem a feira da noite que vende desde frutas e verduras à comidas e lanches. Está localizado na esquina da rua Dr. Claudino dos Santos e Dr. Veríssimo Marques.

Caminho do Vinho e Festa do Vinho
O Caminho do Vinho é uma rota com mais de 30 produtores de vinho em São José dos Pinhais, localizada na Colônia do Mergulhão, funciona durante o ano todo fornecendo vinhos, queijos e doces de diversos tipos, a culminância do Caminho do Vinho dá-se na Festa do Vinho, onde você é recepcionado por estudantes de turismo locais e moradores da região trajados tipicamente como italianos.
A festa acontece anualmente em Agosto.

Shopping São José
O Shopping São José foi inaugurado em Setembro de 2008. O shopping conta com mais de 150 lojas, entre elas 4 âncoras (LOJAS AMERICANAS, CENTAURO, CINEMARK 3D e RENNER), além disso, conta com uma mega-loja da LIVRARIAS CURITIBA, e inúmeras opções de compras, lazer e alimentação. As 5 salas de cinemas multiplex, da rede Cinemark, estão entre as mais modernas do país. Ainda oferece conforto e segurança com mais de mil vagas de estacionamento.

O Shopping São José já se tornou referência na cidade por seus eventos voltados às crianças, e consequentemente, à família sãojoseense e por suas promoções que movimentam ainda mais a economia da ciadade.

Casa do Papai Noel
A casa do Papai Noel fica aberta no mês de Dezembro, até o dia 25, todos os dias. Nela há várias lojas que vendem enfeites natalinos, parque para as crianças, pequenas praças e a casa do Papai Noel, que é onde as crianças pedem seus presentes. Está aberta 24 horas por dia e recebe muitos visitantes. Está localizado longe do centro da cidade, perto da Rua Rui Barbosa. Está aberta de segunda à sexta das 15:00 às 23:00 horas, aos sábados e domingos, ela abre um pouco mais tarde, às 16:00 e fecha no mesmo horário de segunda à sexta. Para entrar nos dias de comemorações as pessoas levam brinquedos, roupas, comida para entidades carentes.

Centro de Esporte e Lazer Ney Braga
É o maior ginásio de esportes de São José, com quadras para basquete vôlei e canchas de futsal. O tamanho do ginásio atrai muitos esportistas que moram na cidade. Está aberto todos os dias, das 9:00 horas até as 18:00 horas. Está localizado na Rua XV de Novembro e na Rua Isabel a Redentora.

Rio de Una
É um lindo lugar com muitas florestas e poucos habitantes. Conhecido pelo hotel "La Dulce Vita", este lugar fica na divisa de São José dos Pinhais e de Tijucas do Sul.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Paraná criou o Encontra São José dos Pinhais.

Blog do Guia da Cidade de São José dos Pinhais

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de São José dos Pinhais por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Pinhais, Piraquara e Tijucas do Sul.

Dados Principais sobre São José dos Pinhais

Aniversário: 8 de janeiro
Fundação : 1853
Gentílico: São-Joseense
Área: 945,717 Km²
População: 268 807 hab. (2011)
IDH 0,796 - médio
Prefeitura São José dos Pinhais

Brasão de São José dos Pinhais
Brasão de São José dos Pinhais

Bandeira de São José dos Pinhais
Bandeira de São José dos Pinhais

Vídeo sobre a cidade de São José dos Pinhais

Mapa de São José dos Pinhais

 

Moradores ilustres de São José dos Pinhais

 

   


  Sobre o EncontraSãoJosédosPinhais
Anuncie no EncontraSãoJosédosPinhais
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoJosédosPinhais (grátis)
Fale com EncontraSãoJosédosPinhais


Termos do Serviço | Política de Privacidade